De 1945 a 1991, o mundo tornou-se bipolar, ou seja, dividiu-se em dos blocos que mantinha influência quase que total do globo, o bloco Capitalista (EUA) e o bloco Socialista (URSS).
Logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, o mundo foi tomado por um temor ainda maior, pois a partir de então, tanto os Estados Unidos quanto a União Soviética se lançara numa disputa por áreas de influência por todo o Planeta.
Pense você comigo:
Caso você seja o governante de um país durante a década de 1950, e precisa fazer parte de um grupo, e você só tem duas opções. O que você fará? Eu particularmente iria observar as características de ambos, e ver qual deles é o que predomina, qual deles tem o exército mais forte, qual tem o maior desenvolvimento tecnológico, e principalmente qual melhor prestará auxilio a sua nação caso haja uma crise econômica, e assim por diante.
Aí que está o (X) da questão, pois muito do que foi apresentado na época pelos grandes blocos para o restante do mundo nem sempre foi a mais pura realidade.
Veja o artigo Farsa...Motivada pela Ambição.
http://historiacienciafe.blogspot.com/2010/12/farsa-motivada-pela-ambicao.html
Aí vemos o porquê de Guerra Fria, pois a tensão entre EUA e URSS era tanta que em alguns momentos parecia que o mundo estava condenado à destruição inevitável. Contudo essa tensão não chegou a se tornar uma guerra de fato.
Vejamos alguns pontos Importantes dessas disputas:
-A corrida pela conquista do espaço.
1957 a URSS enviou o primeiro satélite artificial para o espaço juntamente com um ser vivo (a cadela Laika).
*Em 1961 o major da força aérea soviética foi o primeiro homem a viajar pelo espaço. Este mesmo disse que a Terra era azul.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Iuri_Gagarin
*Com mais de 1 bilhão de pessoas no mundo todo assistindo pela TV, o astronauta norte americano Neil Armstrong, comandante da missão APOLLO 1, teoricamente foi o primeiro homem a pisar na Lua.
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Apollo_11.jpg
*Veja alguns dos pioneiros a conquistarem o espaço. Note que de modo geral ou são Soviéticos, ou são norte-americanos.
http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/exploracao_espaco/personagens.html
-A guerra das imagens:
Ambos os lados tanto Capitalista quanto Socialista tentava difamar a imagem de seu adversário.
-Por parte dos EUA o cinema foi o pronto forte para criar uma tensão anti-socialista. Vejamos os filmes do agente 007 (claro que os mais antigos) observe bem do que eles de modo geral tratam. Basicamente o agente 007 fazia parte do bloco Capitalista, representado pela Inglaterra. (Veja: Moscou contra 0007 de 1963)
Nessa época também foram explorados algumas figuras conhecidas como o CAPITÃO ÁMERICA, que lutava conta o mal (claro que o mal para ele seria os comunistas ou socialistas).
-Já a União Soviética por sua vez, denunciava as carências do sistema Capitalista, de modo geral problemas sociais como fome, a violência, a mortalidade infantil, e principalmente a desigualdade social. Expressavam através desses elementos a decadência da burguesia e o caráter anti-humano do Capitalismo.
Conclusão:
Após a Segunda Guerra Mundial a URSS realizou um desenvolvimento econômico notável. Seus progressos na indústria de base, na educação, nas pesquisas científicas e na qualificação da mão de obra transformaram-na numa grande potência. Todavia o mesmo resultado não se mostrou tão notável com relação aos bens de consumo e na agricultura. A baixa produção de gêneros agrícolas e de bens como eletrodomésticos, roupas e calçados obrigava a população a ficar horas em filas para receber esses produtos. Em vista da falta de bens de consumo, surgiu por parte dos soviéticos uma forte atração pelo modo de vida Ocidental.
Somente em 1991 foi declarado oficialmente o fim da URSS, e por conseqüência o fim da tão temida Guerra Fria.
Destruído o seu pior adversário, os EUA poderiam desfrutar sozinho do titulo de maior potência econômica e militar do planeta.
Falaremos sobre o Muro de Berlim, e sobre a Guerra do Vietnã em artigos mais específicos.
Que Deus abençoe a todos.
Prof. Fernando G Lehnen